segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Navarino - Meu primeiro navio...




O primeiro que me recordo de viajar foi o Navarino .

Em 1981, eu e minha familia , fizemos um cruzeiro pelo nordeste do Brasil desde Santos,passando pelo Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Recife até Fernando de Noronha.
O passeio foi lindo.
Durante 14 dias passamos a bordo deste navio que na época era o máximo.
Aproveitamos cada minuto !!!
As pessoas eram muito bacanas e fizemos muitas amizades.
As piscinas, restaurantes, cassino, boutique, tudo para mim era novidade.
Nunca imaginei, em nenhum momento, que pudesse existir um lugar assim.
Reunir tudo o que há de bom nessa vida dentro de um NAVIO.
Hoje tenho saudades daquele tempo onde tudo era festa.
Soube mais tarde que essa viagem foi a última que o Navarino fez, porque naquele mesmo ano,ele foi destruído por um incêndio na casa de máquinas.
Fico aqui pensando que isto poderia ter acontecido em nossa viagem...

FEVEREIRO DE 1981. Atracado no porto de Santos, o transatlântico Navarino, de bandeira grega, preparava-se para fazer sua última viagem – um sossegado cruzeiro até o arquipélago de Fernando de Noronha, na costa nordeste do Brasil – a serviço da Karageorgis Lines. Ninguém poderia prever que seis meses depois, na ilha de Patmos, o Navarino seria quase destruído por um incêndio que irrompeu em sua casa de máquinas. Vendido a outra companhia, foi reformado e transformado em navio de carga, mudando de nome para Regent Sea. Nem assim livrou-se de bater contra um cais flutuante e danificar-se seriamente. Em julho de 2001 foi vendido como sucata a uma empresa indiana. Não chegou a completar a viagem de entrega: depois de ser atacado por piratas na costa de Dacar, naufragou ao sul do cabo da Boa Esperança, após quarenta e quatro anos de vida no mar.


Fonte: Jornal da Unicamp


Fonte: Maritime Timetable Images/Bjorn Larsson

6 comentários:

  1. Irene achei o máximo , para nós que gostamos de navio é uma lição, não sabia nada sobre a linha C.
    Você é uma pesquisadora!
    Mas acho que você deve colocar fotos das suas viagens, o que você acha?
    bjs
    parabéns

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,

    Estive nesta mesma viagem,fiz meu aniversario de 10 anos a bordo,chegamos a mesa para jantar,e nos trouxeram um bolo com parabéns a você ao violino.Foi muito bom.Lembro da eleição do Mister Navarino,que era um senhor gordo;e a noite teve um show de opera feito por Rodolfo Esper (pai do Ronaldo Esper)Lembro das bandeirinhas de plástico para mexer drinks.Lembro que ao adentrar o navio no porto de santos estava ancorado a nossa frente o navio Funchal e atrás o andrea C;Realmente foi uma viagem inesquecível
    Uma curiosidade que talvez não saiba.No fim do cruzeiro houve uma gravação do ultimo capitulo de uma novela da época no navio lembro que era com a Natalia do Vale e José Wilker,

    Rodrigo Ruston

    ResponderExcluir
  3. Vendo ele na reprise de baila comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, acabei de ver no Viva, daí fui procurar no Google se ele ainda existe, ou foi sucateado e desmontado.

      Excluir
    2. YambTa estames acompanhando a novela. Triste saber do destino deste espetacuar transatlântico.

      Excluir
  4. Foi minha primeira lua de mel. Quase morri afogado em Fernando de Noronha, mas depois tive muita sorte nos bingos...

    ResponderExcluir