segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Eugenio C



                                               imagem: Peter Knego


Em 1978,estava em lua de mel no Chile e Argentina e retornei ao Brasil com esse navio.
Fiquei deslumbrada com a beleza do Eugenio C.
Aproveitei cada minuto daquela viagem.
As cabines, restaurantes, piscinas, tudo era muito bom....
Cada dia e cada noite era uma festa. Muitas atrações diferentes...
Mas de lá para cá começo a fazer comparações.
Os navios de hoje, estão muito melhores!
Acho que para aquela época , não havia coisa melhor do que uma viagem dessas...

Sobre o Eugenio C
Eugenio C - 1966 - 1996
Foi um navio, ícone de um período da navegação transatlântica, que durante 40 anos percorreu os mares com seu nome original e com outros três similares, que se alternaram até o corte em fase final, num estaleiro de Alang, na Índia.

Ainda houve uma tentativa de manter o navio inteiro como atrativo no porto de Gênova, na Itália. Mas o projeto não deu certo.

Lançado ao mar em novembro de 1964, o Eugenio C fez a viagem inaugural com membros da família Costa, italianos donos da companhia Linea C.

Em 23 de maio de 1966 o Eugenio C partiu de Gênova a Buenos Aires em viagem inaugural, durante 20 anos percorreu a rota entre Europa e América do Sul.

Eugenio Costa
Em 1986 a partir de uma reestruturação nasce a Costa Crociere S.p.A.

A partir desse momento, a palavra COSTA aparece nas partes laterais dos navios.

Em 1987 nos estaleiros Mariotti, Genoa foi adicionado um teatro e melhoras nas suas turbinas. Permaneceu como Eugenio Costa durante 10 anos, até a viagem final em 1996 pela companhia italiana.
Goimburg Castle

Em 1997 foi vendido para a armadora britânica Union-Castle Line e rebatizado como Goimburg Castle.

The Big Red Boat II

Em 1999, comprado pela Premier Cruise, teve um final infeliz: o casco foi pintado de vermelho e ganhou nome polêmico: The Big Red Boat II; com a falência da empresa.

Em 2000 ficou parado em Freeport (Bahamas). O navio deteriorou de vez, perdeu o mobiliário e acabou vendido para sucata no final de 2005. Em 2006 começou a ser cortado em pedaços na Índia.

Fonte: Wikipédia.com
A triste e deplorável imagem do ex-Eugenio Costa, atual Big Red Boat II, no Porto de Hamilton, Bahamas, enquanto aguardava decisão judicial que determinaria o seu destino. Obs : a cor do casco, em tom vermelho, não combina com o design do transatlântico.






(Imagem de José Carlos Silvares)





Fonte: PortoGente

Nenhum comentário:

Postar um comentário